História de Gaurama contada através das profissões

Olhos atentos, anotações, curiosidades. Esse foi o clima que marcou a comemoração ao Dia Internacional dos Museus

Imagem Destaque História de Gaurama contada através das profissões
Categoria: Educação
Data da Publicação: 29/05/2019
Data do Acontecimento: 29/05/2019

Tanoeiro, magarefe, guarda livros, caixeiro viajante, tumuleiro, cirurgião barbeiro, guarda fios, acendedor de lampião. Essas foram algumas profissões que fizeram parte da economia de Gaurama e de muitos outros municípios, mas que hoje, deixaram de existir. Outras ainda existem, porém sofreram alterações com as tecnologias como telefonista, datilógrafo, moleiro, oleiro e outras.

Foi nesse túnel do tempo que a comunidade gauramense e os alunos do 4º ao 7º  ano das escolas públicas municipais e estaduais do município, viajaram no último dia 28/05, no plenário da Câmara de Vereadores.

A atividade chamada “Um passeio pelo tempo: trabalho e profissões na História de Barro – Gaurama”, faz parte da programação nacional em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e foi feita em conjunto pela Secretaria Municipal de Educação, a diretoria de Cultura, Gladis Helena Wolff e a diretora do Museu, Elisiane Gnovato.

Gladis explicou as fotografias que estavam sendo projetadas. Uma aula de história na prática, onde os alunos puderam visualizar a arquitetura antiga do município e se localizarem. “Além das profissões, a gente mostrou como era a nossa cidade quando o trem fazia parte da realidade. Mostramos as empresas que existiam, os meios de transporte, a evolução das ruas da cidade. Foi impressionante a curiosidade dos alunos e da comunidade que nos procurou para detalhar alguns fatos históricos”, afirma.

Relatos  das experiências profissionais de Tercílio Provin Dariva e Rudolfo Germano Franke ativaram uma série de perguntas sobre as atividades, como desenvolviam seus trabalhos, como contribuíram para o desenvolvimento de Gaurama, sobre a vida nas décadas passadas. Emocionados, os convidados responderam a todos com muita atenção e essas participações enriqueceram o evento.

“O nosso Museu tem muita história para contar. Além de ser referência, conta com um grande acervo que está à disposição da nossa população e dos nossos visitantes”, afirma o prefeito Leandro Márcio Puton.

Quem quiser conhecer as profissões e outros fatores históricos, pode estar visitando o Museu em horário comercial, ou agendar uma visita em horários especiais.