Gaurama garante direitos às pessoas com deficiência através da Parceria com a APAE

O trabalho que é realizado de forma gratuita para usuários e alunos, bem como para seus familiares, é referência regional

Imagem Destaque Gaurama garante direitos às pessoas com deficiência através da Parceria com a APAE
Categoria: Assistência Social
Data da Publicação: 22/11/2019
Data do Acontecimento: 22/11/2019

Quando o assunto é inclusão e cidadania, a Gestão Municipal de Gaurama não mede esforços  para garantir direitos às pessoas com deficiência. Através de parceria, firmada através de Termo de Colaboração, entre as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, a  Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), oferece um trabalho especilizado de referência para a região, garantindo convivência, saúde e aprendizado aos 45 usuários atendidos e seus familiares.
Além do espaço físico que garante conforto e condições adequadas para desenvolver um trabalho com qualidade, Gaurama oferece à Apae a cedência de dois profissional, merenda, água e luz. “Além disso, o governo municipal sempre nos atende prontamente no que precisamos”, afirma a coordenadora, Ana Paula Raiher Zorzi.
Fundada há 28 anos e em pleno funcionamento há 23 anos, a Apae Gaurama presta atendimentos em habilitação e reabilitação de forma gratuita, continuada , permanente e planejada nas áreas de assistência social, educação e saúde. Sua estrutura profissional multidisciplinar é formada por 04 professoras, psicóloga, assistente social, fonoaudióloga, fisioterapeuta, equitador, secretária, motorista, educadora social, 02 monitores, serviços gerais e a coordenadora geral que também é diretora e coordenadora pedagógica da Escola de Educação Especial Pequeno Príncipe que é mantida pela APAE.
Os atendimentos na APAE de Gaurama são oferecidos nos turnos manhã e tarde. Pela parte da manhã, o foco é habilitação e reabilitação nas áreas de assistência social (Serviço de Proteção Social Básica e Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade) e saúde (com serviços de fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e equoterapia). Na parte da tarde, acontecem os atendimentos educacionais para alunos/usuários com deficiência intelectual e múltipla nos níveis de educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e EJA. 
“Enquanto os alunos/usuários estão na instituição, realiza-se trabalho especializado na área da assistência social voltado aos familiares, com acompanhamento de assistente social e psicóloga onde o foco é o fortalecimento de vínculos. Os familiares formaram um grupo chamado EFA (Envolvimento Familiar Apaeano) que tem diretoria constituída e os recursos oriundos do que é produzido/comercializado pelo mesmo é repassado para a APAE objetivando a melhoria dos atendimentos oferecidos aos filhos bem como manutenção do grupo”, explica a coordenadora Ana.
Os atendimentos, que são gratuitos aos usuários, são custeados por Parcerias firmadas com os Governos Municipais (Gaurama, Viadutos, Marcelino Ramos e Áurea), Estadual e Federal.

Imagens: Assessoria de Comunicação
Texto: Assessoria de Comunicação

    Imagens da Notícia

  • Ver imagem