Novidades

Bem-vindo ao novo website!

Alunos de Gaurama aprendem a combater o mosquito da Dengue

Alunos de Gaurama aprendem a combater o mosquito da Dengue

Equipe da Vigilância em Saúde executa o projeto 10 minutos contra a Dengue nas Escolas.

O projeto "Gaurama unida contra a Dengue", desenvolvido pela equipe de Vigilância em Saúde do município de Gaurama reuniu muita criatividade e alegria para abordar a prevenção junto às escolas do município. “Conscientizar as pessoas sobre os perigos do Aedes aegypti e os métodos para combatê-lo é um trabalho constante desenvolvido em nosso município, uma vez que, não há registro de nenhum caso da doença por aqui”, afirma a coordenadora de Vigilância em Saúde, Loreni Cezar Demarco.

O projeto “10 minutos contra a Dengue nas Escolas”, é do Ministério da Saúde que está sendo executado pelo município. Para atrair a atenção das crianças, foi construída uma maquete com orientações sobre o mosquito que, além de transmitir a dengue, transmite também a chikungunya, o Zika vírus e a febre amarela. “As crianças aprendem as formas de prevenção brincando e repassam esse conhecimento em seus lares. A maquete trata de dois momentos: de um lado, há o modo correto de agir no combate do Aedes aegypti. Do outro, o modo errado e assim, o conhecimento se torna diversão e ações que certamente contribuem muito para o combate ao mosquito”, informa a vigilante ambiental, Viviane Mattana.

A secretária Saúde, Márcia Wosniak Devens faz referência à importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). “Todo o esforço que desenvolvemos para prevenir essas doenças em nosso município é muito válido e deve ser realizado constantemente. Neste sentido, os ACS´s desempenham um papel fundamental de orientação nas visitas”, afirma.

Além desta atividade nas escolas, existem placas informativas de cuidados, o pedágio educativo com entrega de folders, orientação residencial dentre outras ações que visam a prevenção.

Compartilhe: