Novidades

Bem-vindo ao novo website!

Comemorações Farroupilhas na Escola Municipal Santo Isidoro

Os estudantes da Escola Municipal Santo Isidoro, juntamente com o professor de História, representaram o combate travado em Bagé, conhecido como “A Batalha do Seival”, em que as forças imperiais foram derrotadas pelo exército farroupilha, formado por diversos Generais, como Bento Gonçalves e um abolicionista convicto, Antônio de Souza Netto que liderou a unidade militar, conhecida como os Lanceiros Negros.

A peça mostrou ainda, como ocorreu a “Traição de Porongos” e o Massacre dos Lanceiros Negros. O exército farroupilha, ao final da guerra, já não esboçava mais chances de concluir com êxito o que havia se proposto, ao promulgar a República Rio-grandense, devido a crescentes dificuldades enfrentadas pela nova República e as disputas políticas.  Com isso, foi possível mostrar, a importância e a dimensão da participação negra neste conflito.

Podemos afirmar atualmente que negros, índios e mestiços lutaram bravamente por um ideal de liberdade, igualdade, humanidade e desempenharam papel fundamental na Guerra dos Farrapos, não somente como soldados, mas também trabalhando em diversos outros setores importantes da economia gaúcha. Feitos como estes devem ser relembrados eternamente, para que não se cometam novamente, injustiças com o ser humano.  

Para a Secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Professora Eliseth Pasquali Rosset, foi um momento emocionante de resgate da nossa história. Salienta ainda “que situações como essas engrandecem a educação de nosso município, pois vão além da aprendizagem, proporcionando também a integração com a comunidade escolar”

Downloads de Documentos

Compartilhe: