Novidades

Bem-vindo ao novo website!

Desfile cívico de 7 de setembro de Gaurama foi um resgate histórico

Desfile cívico de 7 de setembro de Gaurama foi um resgate histórico

Escolas, cavalarianos e comunidade apresentaram a história das associações esportivas, recreativas, culturais e entidades religiosas do município

Em dezembro de 2019, Gaurama irá completar 65 anos  de emancipação político-administrava. Uma cidade ainda jovem, mas com muita história para contar e uma parte dessa história, o desfile do Dia da Independência do Brasil, resgatou fatos importantes que marcaram uma época.

 

A coordenação do desfile foi da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, que  abordou a história de algumas associações esportivas, recreativas, culturais e entidades religiosas da cidade que marcaram a história de Barro/Gaurama. O tema escolhido mobilizou todas as escolas, os cavalarianos e a comunidade em geral.

Sob olhares atentos dos expectadores, muitas lembranças foram apresentadas. “Houve um tempo em nosso município que o esporte mobilizava a cidade inteira. Tinha a escolha de rainhas, campeonatos, muitos talentos foram desvendados e esse tema foi importante para lembrarmos fatos que contribuíram o crescimento do nosso município. Tanto eu, como o vice-prefeito Elias Seibt, acreditamos que, é na comunidade que temos inspirações para o trabalho de gestão pública. São esses anseios que nos motivam a trabalhar todos os dias para que Gaurama seja uma cidade cada vez mais próspera, organizada, segura e humana”, enfatiza o prefeito Leandro Márcio Puton.

O aprendizado a respeito da organização social da Princesa do Alto Uruguai vai além do resgate histórico. “É a partir desse conhecimento que, respeitamos o passado do nosso município e formamos o desenvolvimento humano dos nossos alunos. O resgate histórico que tivemos, certamente amplia os valores, costumes e cultura da nossa sociedade”, destaca a secretária de Educação, Eliseth Pasquali Rosset.

Tratando-se de resgate histórico, o Museu Municipal Irmã Celina Shardong, possui um acervo muito rico em detalhes que está a disposição da população. Funciona conforme o horário da prefeitura, porém, existem atendimentos em horários diferenciados, principalmente para atender a grupos turísticos que visitam o município.

Compartilhe: