Novidades

Bem-vindo ao novo website!

Gaurama realiza dedetização e desratização para controle e eliminação de pragas e insetos no município

Controlar a proliferação de pragas urbanas, como baratas, ratos, mosquitos, formigas,  moscas, entre outros insetos, é uma das atividades em saúde, de maior relevância para garantir a qualidade de vida dos gauramenses.

A ação, que foi realizada neste mês de junho, faz parte do Plano de Prevenção e Controle Integrado de Pragas de Interesse Médico, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e desenvolvido pela Secretaria de Saúde, juntamente com a Coordenação de Vigilância em Saúde do Município.

“A ação tem por objetivo combater diversas pragas urbanas que podem ser transmissoras de doenças. É uma medida importante para garantir a manutenção da saúde pública e tornar a cidade mais agradável”, afirma a coordenadora de Vigilância em Saúde, Loreni Cezar Demarco (foto).

Todos os bueiros da área urbana do município estão demarcados com sinais em vermelho. Atualmente são 403 bocas de lobo que recebem o monitoramento. “Com a expansão da pavimentação e desenvolvimento da nossa cidade, faremos em breve a continuidade do mapeamento para que, as novas obras sejam contempladas com essa medida de prevenção à doenças tão importante, que é realizado pelo Governo Municipal”, explica Márcia Wosniak Devens, Secretária Saúde.

Os produtos utilizados pela empresa especializada na área são legalizados junto ao Ministério da Saúde e não oferecem risco direto à saúde humana, mas, elimina todo foco de pragas.

A melhor forma de garantir vida com qualidade à população é trabalhando com a prevenção. É sob essa ótica que o Governo Municipal prioriza suas ações. “Essa dedetização que realizamos ela é importante, porém, só teremos total controle contando com o comprometimento da nossa população, por meio de mudanças de hábitos em relação ao manejo e destinação correta do lixo. Além disso, é fundamental a manutenção da limpeza de terrenos baldios e lotes vagos”, destaca o prefeito Leandro Márcio Puton.

Compartilhe: