Novidades

Bem-vindo ao novo website!

Gaurama terá grafitagens especiais espalhadas no município

Gaurama terá grafitagens especiais espalhadas no município

Câmara Municipal de Vereadores aprovou um Projeto de Lei que permite a gestão municipal realizar ações com este conteúdo.

Espaços públicos bem como laterais, fachadas, muros e congêneres de imóveis podem se tornar grandes contadores de histórias e, com mais cores, alegrar ainda mais a cidade de Gaurama.

A Câmara Municipal de Vereadores aprovou um Projeto de Lei que permite a gestão municipal, realizar investimentos com pintura e posterior grafitagem em espaços públicos e privados, estes, mediante a autorização do proprietário.

A arte do grafite é uma forma de manifestação artística urbana. Existem relatos e vestígios dessa arte desde o Império Romano. No Brasil, a técnica de desenho foi introduzida em São Paulo no final da década de 1970 e hoje, o estilo é reconhecido entre os melhores de todo o mundo.

“Através de desenhos, podemos expressar nossa cultura, nossas ideias, promover nossos pontos turísticos, desenvolver a criatividade e com isso deixar o nosso município ainda mais bonito”, explica  Leandro Márcio Puton, prefeito de Gaurama.

É comum a resistência inicial, porém “a grafitagem e a pichação se confundem em alguns entendimentos, porém, como estamos falando de expressões artísticas feitas por profissionais, não iremos provocar a poluição visual da nossa cidade e sim, mais uma forma de comunicação entre o cidadão gauramense e sua história. Tem lugares que ficarão com muito mais vida, mais alegres e certamente essa ação vem de encontro com o projeto de inserção de Gaurama no novo mapa do Turismo Brasileiro”, informa Leandro.

Os espaços e os artistas ainda serão definidos, mas os resultados, certamente trarão grandes benefícios para a cidade de Gaurama.

 

A imagem da matéria

 

A ilustração desta matéria traz o paulistano Eduardo Kobra, um dos maiores muralistas do Brasil.  O artista, famoso por seus enormes murais coloridos, tem sua arte exibida nas ruas de mais de 30 países e fazendo parte, cada vez mais, da arquitetura das cidades.

Seu trabalho, carregado de significados, segue os princípios da street art – nome dado ao movimento de artistas que, assim como Kobra, transformam espaços públicos em uma galeria de arte a céu aberto, à disposição de qualquer um que as observe.

Há 30 anos se dedicando a fazer arte na rua, o artista já eternizou momentos históricos para o mundo, como a famosa cena do beijo de 1945, na Times Square, em Nova York e personalidades importantes, como Malala, ganhadora do Nobel da Paz em 2014, o ex-presidente dos EUA Abraham Lincoln e o cantor e vencedor do Nobel de Literatura em 2016, Bob Dylan.

Downloads de Documentos

Compartilhe: