Novidades

Bem-vindo ao novo website!

Livro revela a história de 100 anos da Paróquia São Luiz Gonzaga e 65 anos de Gaurama

Livro revela a história de 100 anos da Paróquia São Luiz Gonzaga e 65 anos de Gaurama

Obra foi produzida pelo Museu Municipal Irmã Celina Schardong e publicada pela Paróquia . O lançamento será no dia 31/08

O projeto inicial era um resgate fotográfico para marcar os 100 anos da Paróquia São Luiz Gonzaga, porém, as histórias foram surgindo, e numa conversa com o padre Ivacir João Franco, a ideia do livro foi amadurecendo.

Assim foi o nascimento do livro chamado “Centenário da Paróquia São Luiz Gonzaga de Gaurama No Barro trilhando caminhos de fé (1919-2019)”, resultado de 22 meses de dedicação, pesquisa bibliográfica, imagens e de fotos, de fichamento dos livros tombo, contatos, entrevistas, de busca em vários arquivos para, finalmente, em janeiro deste ano, as historiadoras de Gaurama Gladis Helena Wolff (diretoria de Cultura) e Elisiane Gnovatto (coordenadora de atividades culturais), responsáveis pelo Museu Municipal Irmã Celina Schardong, concluírem o texto.

O livro, que foi publicado pela Paróquia, será lançado no dia 31 deste mês, num evento que foi especialmente pensado para esse momento histórico tão importante, pois além de relatar o centenário da Igreja, também traz a trajetória dos 65 anos de emancipação político administrativa de Gaurama.

Boa parte dos acontecimentos de Gaurama foram encontrados narrados nos Livros Tombos da Paróquia. “Nesse material há relatos quase que diários de fatos incríveis que aconteceram nos últimos 100 anos. Tem o fim Primeira Guerra Mundial, as tensões políticas e econômicas que ainda se faziam presentes naquele momento, a política imigratória (Europa – Brasil) estava em campanha, novas colônias estavam sendo abertas por caminhos de ferro no norte do estado do Rio Grande do Sul. Dentre elas, a estação e vila Barro, depois Gaurama, que a partir de 1919, passou a sediar uma grande Paróquia coordenada pelos Freis Franciscanos, seguidos de Padres Seculares”, contam as historiadoras.

De trem ou de carroça, chegavam inúmeras famílias de diferentes etnias, em busca de terra e de melhores condições de vida, aqui, onde, a princípio, havia muito mato. A religião foi um amparo emocional para enfrentar os desafios da nova vida. A empresa colonizadora prometia assistência escolar, religiosa e de saúde para quem comprasse os lotes na região da vila Barro.

O texto, transformado em livro que o Museu Municipal Irmã Celina Schardong disponibiliza à comunidade está arquivado em seu acervo de pesquisa. Ele não é meramente comemorativo do Centenário da Paróquia ou somente de cunho religioso. Nele, estão transcritos também, relatos sociais, culturais e políticos de Barro-Gaurama descritos pelos Freis e Padres.

De todo o conhecimento da pesquisa, surgiu mais um produto: o documentário “Luz em Barro: trilhando caminhos de fé”, que é fruto de uma parceria entre o Museu Municipal e a Z97 filmes. “O documentário foi todo feito por voluntários, desde os atores, a direção e produção do cineasta Luiz Levandovski, que teve um papel fundamental para que, esse lindo trabalho também fosse colocado à disposição da população gauramense, famílias e todos os demais integrantes que devam vida a esse projeto”, enfatizam as historiadoras.

O encontro cultural de lançamento do livro e estreia do documentário será no dia 31/08, com a seguinte programação:

18h – Procissão religiosa com saída do Hospital Santa Isabel;

18h30 – Celebração religiosa festiva;

19h30 – Solenidade de lançamento do livro e do documentário;

21h – Jantar

Local: Igreja Matriz e Salão Paroquial.

 

As fichas para o jantar poderão ser adquiridas antecipadamente na Paróquia e toda a comunidade está convidada a participar.

Compartilhe: