Novidades

Bem-vindo ao novo website!

O que é a Influenza

- O que é a Influenza?

A gripe, ou influenza, é uma infecção viral respiratória aguda altamente contagiosa, transmitida pelos vírus Influenza, sendo que dois deles são os mais importantes: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B (Victoria e Yamagata).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a gripe acomete cerca de 1 bilhão de pessoas ao ano no mundo, sendo que 3 a 5 milhões são graves e 290 a 650 mil mortes são decorrentes dessa infecção.

- Principais sintomas:

Especialmente em crianças, a temperatura pode atingir níveis mais altos, sendo comum o achado de aumento dos linfonodos cervicais, quadros de bronquite ou bronquiolite e sintomas gastrointestinais. Além disso, a gripe pode apresentar outros sintomas de início súbito, como calafrios, mal-estar, cefaleia, mialgia, dor nas juntas, prostração e secreção nasal excessiva. Podem ainda estar presentes diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e olhos avermelhados e lacrimejantes.

- Qual a melhor forma de prevenção?

A melhor forma de prevenção contra a gripe todos os anos é a vacinação.2 
Atualmente, existem dois tipos de vacinas contra a gripe:
 

  • Vacina trivalente, que oferece proteção contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e apenas uma linhagem de influenza B.
  • Vacina quadrivalente, que oferece proteção contra os vírus influenza A (H1N1 e H3N2) e ambas as linhagens de influenza B.


Em tempos de pandemia, a vacinação contra gripe torna-se ainda mais importante para proteger a população e diminuir a sobrecarga nos sistemas de saúde.

Além disso, as autoridades de saúde também recomendam o uso de máscaras, álcool-gel e distanciamento social para impedir a transmissão do vírus.

Compartilhe: