Novidades

Bem-vindo ao novo website!

Projeto Apanhadores de Desperdício de Gaurama completa um ano e reestrutura vínculos sociais

Projeto Apanhadores de Desperdício de Gaurama completa um ano e reestrutura vínculos sociais

Participantes desenvolvem habilidades que auxiliam no dia-a-dia e dividem a responsabilidade sobre o bom andamento do Bairro.

Tudo na vida é uma questão de olhar. Você pode olhar para um pedaço de madeira e lança-lo ao fogo ou simplesmente ignorá-lo, porém tem aqueles que veem neste mesmo objeto uma possiblidade de transformá-lo em arte, expondo sentimentos, dando um novo sentido à existência do que seria desperdiçado, causando bem estar, promovendo assim, a saúde física, mental e do meio ambiente.
É com o objetivo de oferecer esse novo olhar, esse novo sentido à realidade que a redutora de danos da prefeitura de Gaurama, Sandra Muller, coordena um grupo chamado Apanhadores de Desperdícios. O trabalho é realizado toda sexta-feira de manhã no Bairro Vila Esperança. “Esse trabalho está vinculado aos programas de saúde mental que são realizados do município. Enquanto cada participante desenvolve seus projetos, estão expondo suas emoções. É um momento de integração, de conversas, de risadas, de valores que o dinheiro não pode comprar”, comenta.
O reaproveitamento de material se transforma em arte e as reuniões fortaleceram os vínculos da Vila, e cada morador tem a compreensão que a sociedade é fruto das ações individuais. “De ponto em ponto, criamos uma colcha de retalhos. De um colchão que seria eliminado, transformamos em lindas almofadas. Uma imagem de um calendário antigo e um pedaço de madeira, transformamos em quadros. As garrafas de vidro são vasos lindos, as garrafas pet são móbiles e os problemas familiares são debatidos e encontradas as soluções de modo conjunto”, enfatiza a redutora de danos.
A evolução social e pessoal oferecido pelo projeto que neste mês de agosto completa um ano, é uma das grandes realizações do Governo Municipal de Gaurama. “É esse olhar humano que move o nosso governo. Tanto eu como o vice-prefeito Elias Seibt, temos a compreensão de que, não adianta melhorarmos a infraestrutura do nosso município, se os nossos moradores não conseguirem usufruir e não assumirem a responsabilidade pelo cuidado do que é público. Esse avanço social que estamos tendo na Vila Esperança é exatamente a linha do nosso governo”, afirma o prefeito, Leandro Márcio Puton.

Compartilhe: