Novidades

Bem-vindo ao novo website!

Cárie, uma terrível vilã que coloca em risco a saúde das pessoas

Cárie, uma terrível vilã que coloca em risco a saúde das pessoas

Além de afetar a autoestima, as cáries podem comprometer a vida de uma pessoa se não tratada corretamente

O Ministério da Saúde estima que todas as pessoas eventualmente apresentarão cáries ao menos uma vez na vida. Por ser algo tão comum, muitas pessoas não dão a importância merecida para essas que manchas e pontinhos que podem levar à quebra ou à perda do dente. O que muita gente não sabe, é que, se a inflamação se espalhar, pode levar à morte por infecção generalizada.

 “Muitas pessoas cuidam da saúde do corpo, mas esquecem uma importante parte dele: a boca. Normalmente quando aparece algum problema é que se busca o dentista e não para fazer a prevenção. As cáries podem ser fatais por se tratarem de infecções que, em contato com a corrente sanguínea, podem se espalhar com muita facilidade. Precisamos prevenir”, afirma o dentista Eduardo Luiz Pasquali, que atende na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Gaurama.

As cáries são causadas por bactérias que produzem ácidos capazes de corroer o dente, formando um pequeno buraco. Quando começa a doer, o problema já está agravado.

Para evitar o problema, a dica mais importante é passar fio dental  e escovar os dentes no mínimo duas vezes por dia, sendo o ideal mesmo fazer essa limpeza após comer qualquer alimento. É preciso visitar o dentista pelo menos duas vezes por ano para fazer a limpeza da boca e a aplicação de flúor.

Os gauramenses contam com uma excelente estrutura para tratar e prevenir as doenças bucais. “É tão simples ser atendido pelos dentistas, uma vez que não precisa agendar horário, é só chegar na UBS ou na unidade de Saúde, localizada no distrito de Balisa e aguardar o atendimento. A saúde é fundamental e todos tem a oportunidade de se prevenir. Essa é a prioridade do nosso governo, tanto eu, como o vice-prefeito, Elias Seibt, entendemos que a prioridade em Saúde, é a prevenção”, afirma o prefeito Leandro Márcio Puton.

A boca é um dos órgãos do ser humano mais importantes para a manutenção da saúde. É fundamental para a fala, mastigação e respiração. É através dela que nutrimos nosso corpo e ela, por manter contato direto com o meio ambiente, é a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.

Eduardo atende em Gaurama nas terças, quartas e sextas-feiras, das 13h50 às 17h50. Também na unidade de saúde localizada no distrito de Baliza, todas as quintas-feiras, das 8h30 às 11h30.

Compartilhe: