Novidades

Bem-vindo ao novo website!

PROJETO "OH DE CASA"

A Pandemia do covid 19 impôs muitas restrições ao convívio social. Durante este período, com a orientação do “Fique em Casa”, não se realizaram eventos, encontros comunitários religiosos ou sociais. As visitas entre vizinhos ou dos filhos, netos e parentes, que eram sistemáticas, foram suspensas, tendo a família tido que adaptar-se a vivencia restrita à esse grupo.

            Nesse sentido, preocupado especialmente com os idosos, um dos públicos mais vulneráveis à agravos durante o isolamento social, o CRAS Gaurama desenvolveu um projeto de visitação chamado Oh de Casa!. Com o auxílio dos agentes comunitários de saúde, buscou-se identificar o público alvo e definir a idade de corte para o projeto, sendo esta, de 80 anos, em decorrência do grande número de gauramenses longevos.

            O projeto consiste em visitas técnicas efetivadas pela equipe do CRAS (Psicólogas e Assistentes Sociais) acompanhadas pelo professor de música, todas as quartas feiras. Como define a equipe: “A música abre a porta para o olhar entrar” olhar este, técnico que identifica possíveis demandas para apontar possíveis necessidades de acompanhamento ou suporte ao idoso ou grupo familiar.

Esta forma de trabalho, além de aproximar o CRAS e as Famílias visitadas, fortalece memórias afetivas, leva alegria, esperança e bem estar aos visitados, o que se constata pelos retornos recebidos e pela espera de “chegar na sua casa”.

De acordo com o levantamento, Gaurama conta com aproximadamente 270 idosos com mais de 80anos, sendo que desde o início do projeto em abril, 176 já foram visitados.  

Compartilhe: